Um eclipse é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham perfeitamente.
Esse alinhamento pode resultar em um eclipse solar durante a lua nova, quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra.
O eclipse lunar ocorre durante a lua cheia, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua.
O que distingue um eclipse de outras luas novas e luas cheias é sua proximidade com os nodos lunares que são pontos cármicos que têm a influência sobre o destino.
Essa proximidade geralmente resulta em dois eclipses consecutivos, ocorrendo num intervalo de duas semanas.
Estes são dois pontos de cruzamento da órbita da Lua com a eclíptica que é projeção na esfera celeste da trajetória aparente do Sol observada a partir da Terra.
O nódo Sul é conhecido também como cauda do dragão, é o ponto de partida, de onde temos que sair. São as lições já aprendidas, é o passado que temos que abandonar.
O nódo Norte é conhecido também como cabeça do dragão, é o ponto de chegada, o destino que temos que alcançar, as novas aspirações que encaminham para as novas lições a serem aprendidas.
Por isso o eclipse representa uma força cármica significativa, pois são momentos em que há uma intensa descarga de energia cósmica que afeta o destino do planeta e de todos nós. A influência de um eclipse pode ser sentida por até seis meses a um ano antes e depois do evento.
Observando experiências passadas, nota-se que os eclipses desencadeiam eventos relacionados aos temas que serão vivenciados no semestre seguinte, até a chegada da próxima série de eclipses.
Para identificar sobre quais são os temas influenciados, vê-se quais são os arquétipos representados pelos signos em que estão ocorrendo os eclipses, onde estão os luminares Sol e Lua e os nodos lunares no céu.
Para saber em qual parte da vida isso terá um impacto, vê-se quais casas terrestres estarão posicionados estes encontros.
No estudo personalizado, a partir do mapa de nascimento, busca-se em quais graus e signos estarão acontecendo os eclipses no céu. Observa-se se nestes pontos ou dentro de uma orbe de 10 graus há planetas que serão fortemente envolvidos e as relações que eles fazem através dos aspectos. Observa-se também quais são as casas que estes graus estão.
Esta análise viabiliza ter uma prévia da influência que o eclipse tem sobre sua vida particular.
Isso porque o movimento dos planetas definem o tempo como um relógio cósmico, a astrologia permite fazer a leitura do céu como uma espécie de mensageira dos mistérios da vida, não a título de curiosidade ou por predição, mas como um sábio professor que ajuda a entender as situações que estão sendo vivenciadas como algo sincronico, que faz parte de um contexto maior com o divino.
Esta consciência ajuda a passar pelas histórias corriqueiras com outra compreensão.
Saiba como utilizar a astrologia como uma ferramenta de mapeamento da própria vida. https://hotm.art/aulagratisastrologiaguia
Para ilustrar como o eclipse influencia em nossas vidas práticas, vamos estudar como exemplo, os mapas dos eclipses de 25 de março e 8 de abril de 2024 , respectivamente, um eclipse lunar da lua cheia a 5 graus do signo de Libra e um eclipse solar da lua nova a 19 graus do signo de Áries.
As energias desses eclipses consecutivos no eixo dos signos áries e libra representam nossas ações, sobre o que fazemos por nós e o que fazemos pelos outros. Influência sobre a individualidade e sobre nossos relacionamentos. Sobre nossas dúvidas e nossas decisões.
O nodo sul está no signo de libra e o nódo norte no signo de áries. É um momento que precisamos perceber o quanto estamos amarrados aos relacionamentos que tiram a nossa coragem de seguir o próprio destino. Do quanto se faz o que os outros esperam ao invés do que se quer. O novo rumo aponta a necessidade de fortalecer sua identidade para abrir novos caminhos pessoais.
Pelos mapas destes eclipses com o horário do Brasil, eles acontecem na casa 8 e 2, que refere-se à relação entre dependência e independência econômica. Diz respeito aos valores do que é meu e do que é seu.
Os eclipses destas datas representam que o semestre seguinte será marcado por processos psicológicos profundos, trazendo à tona traumas e questões de dependências emocionais e financeiras nas relações. Esses processos são necessários para superar obstáculos internos e fortalecer nossa capacidade de tomar decisões autônomas.
Essa fase será crucial para identificar e superar o que nos enfraquece emocionalmente, permitindo-nos assumir o controle de nossas vidas e evitar sermos influenciados pelas decisões alheias. Será um período para gerar novos recursos e investir naquilo que desejamos construir para nós mesmos, buscando um caminho pessoal independente da necessidade de aceitação dos outros.
Comments